Transhumanismo, tire suas próprias conclusões.

"Transhumanismo é um movimento internacional intelectual e cultural, apoiando o uso da ciência e da tecnologia para melhorar características humanas, físicas e mentais. O movimento se refere a aspectos da condição humana, tais como a deficiência, sofrimento, doença, envelhecimento e morte involuntária como desnecessária e indesejável”. Transhumanistas olham para as biotecnologias e outras tecnologias emergentes como esses fins. Perigos, bem como os benefícios, também são motivo de preocupação para o movimento transhumanista."


          Estas são as "Informações Básicas" do certamente muito curioso blog:
http://midiailluminati.blogspot.com/2010/12/ocultismo-evoluindo-o-ser-humano.html


          




          Transhumanismo. Bom, eu espero que já tenham conseguido assimilar a breve explicação exposta acima, ou se perderão na longa e ramificada linha de pensamentos adjuntos ao polemico tema.
          Transhumanismo seria portanto, ao meu ver, um movimento de cientistas que tem por finalidade, em poucas palavras, "melhorar o ser humano" com ajuda da robótica, atuando deliberadamente na biotecnologia. Devem estar se perguntando: por que diabos tanta polêmica afinal? Não parece obvio?
          O transhumanismo é uma linha longe e fina demais para atenuar os animos da guerra mais antiga da nossa existência; a que eu chamo singelamente de "guerra entre infernos", é a antiga história da batalha entre criacionismo e evolucionisto, a igreja e a ciência, o metafisico e o físico, Deus e a Terra. Eu a chamo de "guerro entre infernos" por que não vejo aonde o céu se encaixa nessa mediocre idéia de julgar os atos e separar pessoas entre céu e inferno uma vez que para cientistas atrito (brigas) não é uma coisa muito boa e controlável ( um atrito memorável foi o a explosão BigBang, mais a inegável história de brigas e guerras anteriores) e para a igreja as brigas não são bem vistas (isso quando não estão à seu favor, fatos sejam expostos!), não vejo como a própria igreja se livraria do suposto "inferno" seja ele verdadeiro ou não. Briga é briga, e nesse caso, os dois lados querem (e até gostam) de brigar.


          A igreja se mostrou totalmente contra um futuro transhumanista, com a idéia de que modificar o homem seria inflingir as leis naturais, e até mesmo alguns cientistas se opõe ao estudo do transhumanismo, afirmando que modificar o ser humano pode ser perigoso e incontrolável, uma vez que seria impossível estabelecer limites usando o transhumanismo não apenas para cura de doenças e para finalidades puramente "essenciais" para a súde publica, mas para o melhorando do ser, literalmente! Como por exemplo aumentar a força muscular, estética, adiar o envelhecimento e a morte, modificar nossa capacidade mental etc..
          Segundo algumas pesquisas do blog "Fabuloso Futuro" (e que eu mesma tive a curiosidade de me certificar perguntando para alguns amigos) A população em si própria, não se mostra muito confiante. É claro que na minha pequena pesquise ouvi  " NOSSA! Que maneiro cara!" de alguns meninos, mas que mesmo assim, se mostraram incrédulos, apresentando carater cético afirmando ser impossível, apenas por que hoje ainda não é possível. Em resposta, aqueles que realmente se interessaram e acreditaram foram muito distintos em questão de ser á favor ou não,  provando uma nítida separação de opniões muito forte e além de igreja ou ciência, mas causada pelo próprio povo.
Outras questões é que o Transhumanismo  ajudaria pacientes terminais a prolongar a vida, ou ampararia na descoberta de outros meios de cura para doenças que geram aquele arrepio só de pensar; no entando, esse tipo de assitência seria acessivel a todos? Utilizando uma das frases do blog " Fabuloso Futuro" citada por algum internautas: "eu odeio o transhumanismo porque algumas pessoas não vão envelhecer e os pobres vão envelhecer e morrer". 
           Temos aqui duas observações a fazer, primeira: meu caro,  parabéns pela consciência nada individualista, isso é raro de ser encontrado em pleno século XXI, aonde se escuta muito "quem pode pode, quem não pode.." e poucas objeções. Segunda: sinto lhe informar que seus problemas são com a desigualdade  não com o transhumanismo. É claro que tal avanço tecnologico geraria tais desigualdades mas quais outros avanços não a causaram? Isso se destacada uma vez que o transhumanismo não é apenas status, podendo  passar a ser necessidade; mas isso ja não acontece com planos de saúde hoje em dia? Ou vocês acham que todos tem acesso a planos de saúde particulares e bonitinhos?


          Bom, acho que já apresentei fatos bons e ruins demais, e se sentirem a curiosidade rossar seus dedos, deixarei alguns bons sites abaixo para se informarem mais, e ficarei feliz em debater vertices e opniões, é só deixar seu comentário abaixo. 


          Agora se me permitem, abro espaço para tratar o que EU Gabriela C. Martins tenho a dizer a respeito de Transhumanismo. E peço desculpas desde já, se você leitor, se sentir ofendido em algum trecho.  


Eu infelizmente sou contra o transhumanismo. Infelizmente por que devo admitir que me sinto fortemente tentada com a idéia de possuir capacidades à mais, aquelas que meu corpo me negou mas meu alter-ego implora, e digo isso até de modo geral, afinal, que mulher quer envelhecer? Que homem não adoraria ser mais fortão, hein?
Mas eis a grande questão. Oque somos mesmo? Humanos, lhes respondo. Meros humanos, fracos, frágeis, invejosos e ciumentos; e para os que pensam que "a mente domina a matéria", posso provar o contrário para cada um de vocês (principalemente se forem adolescentes), que quem nos dominam são nossos hormônios, nossas necessidades, nossos medos, nosso ego, que se mistura com nossa mente, a qual mesmo sendo desconhecida em diversos abismos  ainda não é suficientemente forte sobre algumas "tentações".
          Somos humanos galera, e é humano errar. Droga! É humano mesmo! É inegável, e quando se trata de transhumanismo, erros não podem ser admitidos. Seria como brincar de Deus ( não que isso seja um problema). Sabemos bem, e devemos admitir que não somos capazes de nos refrear, que quando um homem (humanos em geral) quer alguma coisa, não há barreira que o detenha, e não esto falando de coisas boas não, ta aí Hittler pra provar até onde sua determinação e poder o levou. Tarde demais pra voltar atrás, tarde demais para se lamentar pelo sangue derramado. 
          Não vamos parar. Não vamos aceitar o bom quando podemos ter o melhor, não vamos parar na medicina quando podemos ser mais fortes, excepcionalmente bonitos, com abilidades especiais, ou até "imortais",  estendendo nosso tempo e ciclo de vida em sabe-se lá quanto tempo.               E quando tudo isso se tornar uma necessidade, não só de consumo; o que vamos ser? Alguma coisa, menos humanos. Esse lance de frágil, de equilíbrio da lei natural vai se perder em alguma descoberta, e depois que descobrirmo como tratar doenças, vamos descobrir como não as ter, como ser imune, e o que mais então? Pois se vocês ainda estão esperando um apocalipse para acabar com tudo, bom, esperem sentados pois lhes garanto que ainda vai sobrar tempo para exercermos muito mais mediocridade nesse mundo, ou o que ainda restar do que ele ja foi um dia.  
         Isso por que eu nem os levei a pensar no lixo, na poluição e nas falhas inevitáveis que teríamos como consequência até alcançar uma suposta "perfeição", apenas temporária.
         Não se trata só de nós, se trata do futuro do planeta, se trata de tentar controlar algo, quando nem sabemos o que realmente é, o que realmente implica. Eu posso dizer que tenho mais motivos para querrer que o transhumanismo ajude na medicina do que muitos aqui, mas as consequências ruins são maiores que as vantagens . E isso é nítido. 
          Por fim, queria dizer que é fácil ser cético, por soar mais inteligente e até mesmo por ser mais confortável, mas quem em raios do século IX acreditaria ser possível termos um vigésimo do que temos hoje? Não só apenas, mas principalmente em tecnologia. 
          Nessa século aonde nada é impossivel, o que nos resta de humano a não ser o fato de ser um? Nesse época aonde mortes são cotidianas, sofrimento é admissível e a justiça se cala perante o domínio da injustiça. Oque nos sobrou de humano, a não ser o fato de o sermos? (E não me venham falar de amor, na mesma Terra em que mães abandonam filhos em latas de lixo.) Perder isso para um futuro incerto marcado pelas diferenças físicas, ecônomicas ou mentais... não sei você, mas se as coisas continuarm avançando desse modo incontrolável, acredito que muitos sentiriam falta da morte natural (não possivel com o transhumanismo) apenas para não ver até que ponto chegaríamos.
       Não teremos uma segunda chance. 






Curiosidades:


O transhumanismo é representado por: >H ou H+ sendo um movimento intelectual e cultural.


Bibliografia.
Fabuloso Futuro: http://fabulosofuturo.blogspot.com/p/criticas.html

http://midiailluminati.blogspot.com/2010/12/ocultismo-evoluindo-o-ser-humano.html#comment-form

http://knol.google.com/k/transhumanismo-mais-inteligente-mais-saud%C3%A1vel-mais-feliz#

http://www.cnbb.org.br/site/images/stories/arquivos/transhumanismocnp.pdf

http://www.ataliba.eti.br/node/2255





Gabriela Costa Martins nº11 - Tecnologia

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

About

Category