A experiência do sagrado e a instituição da religião

O sagrado
  • O sagrado é a experiência da presença de uma potência sobrenatural que habita algum ser. O sagrado opera o encantamento do mundo, habitado por forças maravilhosas e poderes admiráveis que agem magicamente. Criam vínculos de simpatia-atração e de antipatia-repulsão entre todos os seres, agem a distância, enlaçam entes diferentes com laços secretos e eficazes.”

  • “A sacralidade introduz uma ruptura entre natural e sobrenatural, diferença simbólica da diferença entre os seres (superioridade, poder). O sagrado pode suscitar devoção e amor, repulsa e ódio, que podem suscitar: respeito feito de temor” → nascimento do sentimento religioso e a experiência do sagrado.

 A religião
  • A religião é um vínculo → Quais as partes vinculadas? → O “mundo sagrado” e o “mundo profano”.
O espaço (sagrado no Céu, consagrado na Terra)/ Fundadores (ancestrais guiados por deuses protetores)

 Religião como narrativa da origem
  • Sacralização não só do espaço, mas também do tempo = “o tempo sagrado é uma narrativa” = origem dos deuses e, pela ação das divindades, a origem das coisas, das plantas, dos animais e dos seres humanos = mito = fabulação ilusória?  Narração do começo e de sua realidade → teogonia + cosmogonia
  • “As religiões ordenam a realidade segundo dois princípios fundamentais: o bem o mal” → religiões politeístas = deuses bons, maus, ora bons, ora maus/ religiões dualistas = duas divindades antagônicas não cessam de combater-se/ religiões monoteístas = um deus tanto bom quanto mau, ou a divindade é do bem e o mal provém de entidades demoníacas.
“No caso do politeísmo e do dualismo, a divisão bem-mal não é problemática, assim como não é nas religiões monoteístas que não exigem da divindade comportamentos sempre bons, uniformes e homogênea. O problema, porém, existe no monoteísmo judaico-cristão e islâmico.”


Felipe Amorim dos santos  numero9  2ano ensino médio  colégio expressão

Leave a Reply

Blogger news

Blogroll

About

Category