O sagrado e o profano seriam duas modalidades de existência
assumidas pelo homem em sua história. São maneiras de ser no mundo e no
cosmos. A referência do sagrado posiciona o homem diante de sua própria
existência. De modo abrangente, a reflexão sobre o sagrado interessa tanto às
ciências humanas como à filosofia.
Ao apresentar e qualificar o sagrado, ELIADE constrói uma ponte
interpretativa entre a natureza transcendente da religião e sua materialidade. A
manifestação do sagrado contribui para  uma nova semântica de relações que
podemos caracterizar como:
ƒ O homem religioso imprime ao mundo sensível uma
descontinuidade, que reclassifica qualitativamente os objetos.
ƒ Ao sacralizar o mundo, o homem religioso atribui a significação
plena de um espaço sagrado em oposição a todo o resto, como
sendo sem forma e sentido.
Ao delimitar conceitualmente o sagrado, ELIADE, busca uma estrutura
e uma morfologia baseadas em uma gama diversificada de sacralidades ou fatos
sagrados.
A diversidade de modalidades do sagrado relativiza bastante o
conceito de hierofania. Este conceito só é delimitado pelo fato de toda e
qualquer hierofania ser histórica. Muito embora  separadas pelo contexto único
de cada momento da história, as hierofanias possuem escalas de abrangência do local ao universal.


Guilherme Daniel dos Santos     Nº: 12    2º E.M

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